quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O REI E A CAMISA

(conto traduzido do original "Tsar i rubachka" - "Царь и рубашка" - de Liev Tolstoi)

   Uma vez o rei ficou doente. Todos começaram a pensar em como curar o rei... mas ninguém sabia como fazer isso. Somente um sábio disse que podia curar o rei: "É preciso encontrar um homem feliz, pegar a camisa dele, vestí-la no rei e, assim, o rei estará curado."
   O rei disse, então, que era preciso encontrar um homem feliz. Os soldados procuraram por muito tempo, mas não puderam encontrar alguém que fosse feliz. Uma pessoa tinha dinheiro, mas sua saúde era ruim; outro era saudável, mas não tinha dinheiro; um terceiro era saudável, possuía dinheiro, mas tinha uma má esposa.
   Uma vez o filho do rei estava passando diante de uma pequena casa. Ele ouviu alguém dizer:
   - Hoje eu estou feliz: durante o dia eu trabalhei muito; depois eu comi bem; e agora eu vou dormir.
   O filho do rei se orgulhou por ter encontrado alguém feliz.
   Quando os soldados chegaram naquela casa, eles viram que o homem feliz era pobre e não tinha camisas.


(este conto faz parte dos "Contos Populares" de Liev Tolstoi. esta tradução, portanto, foi feita com o intuito de manter este teor. As opções por "rei" - traduzidas de "tsar/ czar" - e por "homem" - traduzidas de "tchelovek/ pessoa" - foram absolutamente conscientes.)

Nenhum comentário: